domingo, 2 de outubro de 2011

Quando as sementes germinam...

Em vários momentos,  temos dúvidas sobre o que fazemos e se contribuímos para melhorar o mundo,as pessoas,etc... Neste final de semana, fui duplamente presenteado com respostas para estas perguntas. 

Fui ao Hotel do Bosque (muito bonito e agradável) em Angra  com participantes que terminaram um curso (Aprofundamento da Adigo)  em maio deste ano e que marcaram um encontro para se rever e aprofundar conteúdos e relações. Tudo organizado com muito amor e carinho por um grupo carioca (obrigado Heloísa,Denise e Carlos), várias crianças, maridos e esposas presentes numa alegria muito grande. Na chegada, encontrei dois ex-participantes do Germinar (programa de Desenvolvimento de Lideranças 3o. Setor do Instituto EcoSocial) trabalhando juntos e tocando um workshop para professores da rede pública, financiados por uma empresa. Fiquei orgulhoso de ouvir o som do gongo e ver pintura e outras atividades aprendidas conosco ,incorporadas no workshop. E feliz de perceber que as pessoas estão indo para o mundo e semeando conteúdos e práticas para  públicos bem distintos. Isso também aconteceu com o grupo de aprofundados - cada um, a sua maneira, tomando decisões corajosas, buscando um espaco para o seu autodesenvolvimento e das organizações onde trabalham e cheios de perguntas e caminhos diferentes para buscar as respostas.  

Provas que a diversidade caminha junto com a harmonia , que não existem tão claramente os setores e,sim, interesse genuíno em fazer algo e em colocar novas sementes para germinar. Se temos dúvidas de nossa contribuição para o mundo, temos que "sair da casca" e encontrar as pessoas. Quando menos se espera, a resposta vem e você começa a entender o como você contribui. Estes momentos são pequenos em tempo e imensos na alma e no espírito, renovando nossas forças.  




Nenhum comentário: