sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Quando é que ela volta?

É muito difícil para um rapaz nascido nos anos 60, numa família de classe média alta, ficar indiferente ao filme "Que horas ela volta?". Retratando, de uma forma simples e com situações bem reais, o cotidiano da relação de patrões e empregados, o filme de Anna Muylaert é um achado. 

Em vários momentos me lembrei das diversas empregadas domésticas que habitaram o pequeno quarto de empregada de nosso apartamento e quantas eram consideradas como parte da família até que algo ocorresse - o sumiço ou a quebra de uma peça, uma esticada no final de semana, uma palavra mal dita. A cena da festa, em que Val, brilhantemente representada por Regina Casé, serve aos convidados que sequer olham ou lhe agradecem é representativa de uma época. Não olhávamos diretamente para aqueles que nos serviam, não sabíamos das suas biografias, não agradecíamos com palavras o serviço prestado. Tenho dúvidas se os verbos utilizados no tempo passado não poderiam ainda ser utilizados no presente.

Em muitas situações do cotidiano ainda percebo este tratamento de menor valia com aqueles que nos ajudam a colocar as coisas em ordem. Em casa, talvez as coisas tenham melhorado mas em muitas organizações teimamos em não nos aproximar das dores e das questões de vida dos hierarquicamente menos afortunados. O valor do salário e seus respectivos aumentos acabam, muitas vezes, tornando uma obrigação o bom serviço das máquinas-pessoas. 

Claro que já estamos melhores! Claro que isso, num contexto temporal, diminuiu. Mas, ainda, temos um longo caminho a percorrer e várias perguntas a responder para equilibrar nosso tecido social. 

Uma vida social saudável só será possível quando ela, a nossa consciência, voltar das suas viagens de conquistas materiais e reconhecer que a jornada em busca da harmonia deve integrar as diferenças. Quando restabelecermos a confiança no humano, recomeçaremos a trilhar um novo espaço de convívio, onde a importância não se medirá pelas maiores aquisições de bens e serviços mas pelo gesto de reconhecer as contribuições de todos e a nossa interdependência para uma vida em comunidade. 

Gestos pequenos como o perguntar do nome do garçom que te atende, um obrigado e boa noite ao motorista do ônibus do aeroporto que te leva até o avião, o querer saber como as pessoas chegam até o seu escritório, entre outros. Experiências de gentileza e interesse que começam, paulatinamente, a mudar uma sociedade. 

Só nos resta saber: quando é que ela, a nossa consciência, volta? 


Nenhum comentário: