terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Rodapouco em terras madrilhenhas

Como gosto de caminhar bastante em viagens, recebi o apelido de Rodapouco. Meus amigos dizem que não há distância para mim que seja longe o suficiente para ir de metrô. Acho um certo exagero mas reconheço que adoro passear pelas ruas de cidades que pouco conheço, admirar sua arquitetura, seus jardins e praças, os tipos humanos que passam ao meu lado.

Acabei de voltar de uma semana de férias em Madrid e, superando a eterna comparação com Barcelona - coisa de rivalidade Rio-São Paulo -, me deliciei com as várias andanças pelo seu centro e arredores.

Começando pelo apartamento, alugado com a Spain Select, numa região central da cidade mas super silencioso, bem decorado e aconchegante. Perto do Mercado San Miguel, uma excelente opção para comer tapas e tomar um bom vinho num ambiente com gente muito bonita.

Os museus - Prado, Thyssen e Sorolla - me alimentaram a alma com seus quadros bem expostos e seus espaços harmoniosos. Volto sempre com muitos cartões e livros.

Se você olhar para o alto, Madrid oferece uma arquitetura bem conservada, com estátuas em vários prédios e seus balcões com desenhos superelaborados. Se olhar para frente/baixo, temos as fontes e praças que parecem dar uma parada no desenho das ruas para que possamos respirar.

O profissionalismo do futebol é visto no Santiago Bernabéu, estádio do Real Madrid. Desde a infraestrutura até o término na loja, você vê os troféus,os jogadores, a história, o campo, os vestiários...Um grande barato!

Comemos várias tapas em tabernas e restaurantes,além da cidra(ou sidra em espanhol). Algumas dicas - Espaço Gastromaquia (Chueca), Mercado San Anton (outro em Chueca), a rua de Cuevas Bajas (perto da Plaza Mayor), as tabernas da Calle de Las Huertas....

Enfim, com uma trupe de respeito (Sandra,Vânia e Sílvio), Rodapouco e deliciou nas terras de Cervantes...



Nenhum comentário: